A MA-262 que dá acesso ao município de Matões, situada na região Leste do Maranhão, segue interditada nesta sexta-feira (17) por comunidades quilombolas de Tanque de Rodagem e São João, e de acordo com os manifestantes não tem previsão de ser desobstruída.
Segundo os quilombolas está prevista para acontecer nesta sexta uma audiência no fórum de Matões para tratar sobre a reintegração de posse das duas comunidades. Além disso, eles aguardam também uma reunião com representantes da Secretaria de Meio Ambiente do Estado (SEMA) para tratar sobre o assunto.
De acordo com o líder do Movimento Quilombola do Maranhão, Givanildo Reges, afirma que os protestos dos quilombolas só acabará depois que as exigências das comunidades Tanque de Rodagem e São João forem atendidas. “Reintegração de posse da comunidade ao território. O levante ele só vai ser suspendido a partir do momento que essas exigências forem atendidas. Enquanto não forem atendidas ela vai continuar”.
Nessa quinta-feira (16) outros quilombolas de comunidades do entorno e até de outras regiões do estado se juntaram a esse movimento e o protesto ganhou força na região. Representantes da Secretaria de Proteção e Defesa do Direitos Humanos no Maranhão e da Pastoral da Terra estão nas comunidades na cidade de Matões tentando mediar o conflito entre os quilombolas e os grileiros.
No local, vive cerca de 60 famílias das comunidades Tanque de Rodagem e São João que estão protestando desde o último sábado (11).
Quilombolas temem as ameaças que vem sofrendo desde novembro de 2020 — Foro: Reprodução/T Mirante